MOTOR BRUSHLESS
INÍCIO » AUTOMATISMOS » MOTOR BRUSHLESS
O QUE É UM MOTOR BRUHSLESS?
O motor brushless é um equipamento que, tal como o nome indica, dispensa o uso de quaisquer escovas, contrariamente aos convencionais motores elétricos com comutador. Este, é um motor digital trifásico de campo magnético permanente orientado, cujos componentes são concebidos com recurso às melhores matérias-primas de forma ser mais resistente e durável.
PORQUÊ APOSTAR NOS MOTORES BRUSHLESS?
QUAIS AS VANTAGENS FACE A UM MOTOR CONVENCIONAL?
SILÊNCIO
Ausente de ruídos proveniente do embate das escovas, os brushless possuem, ainda, rolamentos de esferas de precisão que são garantia de silêncio absoluto.
SEGURANÇA
Sem fricções entre elementos, nem potenciais faíscas, o equipamento pode ser aplicado em ambientes inflamáveis / explosivos, contrariamente aos motores convencionais.
MANUTENÇÃO REDUZIDA
Sem componentes que sofram elevado desgaste e contando com materiais robustos, o bruhless possui uma vida útil maior que exige menor manutenção face aos motores comuns.
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Com a eliminação da resistência mecânica das escovas, extingue-se quase por completo as percas de energia, obtendo o rotor maior velocidade de rotação.
USO INTENSIVO
Operando de forma precisa, reduzindo a inércia e aproveitando toda a energia, os brushless funcionam de forma segura e ininterrupta durante muito tempo.
FUNCIONAMENTO LINEAR
Sem sobreaquecimento e fazendo um uso eficiente da energia, o brushless acelera e desacelera forma muito linear e sem solavancos, atingindo maior velocidade de rotação
DIMENSÕES COMPACTAS
Com menos componentes e mais compactos, um motor brushless possui uma dimensão menor podendo ser aplicado em locais com restrições de espaço.
MELHOR RÁCIO PREÇO / POTÊNCIA:
Apesar da ligeira diferença de valor, o rácio é substancialmente melhor, obtendo-se mais potência e maior capacidade de transporte de carga.
imagem comparativa
(mova a imagem a partir do separador central)
EM QUE DIFERE DE UM MOTOR CONVENCIONAL?
Os motores elétricos transformam a energia elétrica em energia mecânica, sendo que nos motores convencionais, o comutador do rotor giratório recebe a carga elétrica das escovas de grafite que conduzem a mesma através do contacto direto com o rotor. Assim é criado um campo magnético que gera um movimento de rotação por via de ímanes especiais.
Nos Motores Brushless, o comutador e as escovas são substituídos por bobinas enroladas num núcleo estático – em vez das bobinas estarem situadas num rotor em movimento – que cria um fluxo de corrente que movimenta o rotor. Estes motores sem escovas pode possuir desde um conjunto de três enrolamentos até um conjunto de oito pares de polos.